quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Sudesb promove reunião preparatória para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Ansiedade, expectativa e entusiasmo. Esses são os sentimentos vivenciados por alunos baianos de escolas públicas e privadas à medida que se aproxima a data de viagem a Fortaleza, onde disputam, a partir do dia 3 de setembro, com estudantes de outros estados brasileiros, os Jogos Escolares da Juventude, na faixa etária de 12 a 14 anos. Na noite dessa quarta-feira, 26, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável pela delegação baiana, promoveu reunião com os pais dos alunos para apresentar equipe técnica que responderá pela delegação baiana, entregar o uniforme padrão e esclarecer detalhes da viagem, com informações sobre voo, hospedagem e regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador das etapas nacionais da competição.

A delegação da Bahia soma 155 pessoas, sendo 126 estudantes da capital e do interior, 16 técnicos e 13 dirigentes da Sudesb, que se revezam durante a realização da competição, com início dia 3 e encerramento dia 12 de setembro. “Essa reunião promovida antes da viagem é exatamente para que seja feito o compartilhamento de responsabilidades, com vista à conquista do nosso objetivo: garantir a presença dos alunos baianos no lugar mais alto do podium e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e direitos”, disse o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado.

Os esclarecimentos aos alunos e pais foram feitos pelos técnicos da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsáveis pela delegação, o coordenador de Apoio ao Esporte, Paulo César Lima, e o assessor-chefe, Álvaro Gonçalves. Segundo informam, para a etapa nacional a Sudesb garante o uniforme e passagem aérea de ida e volta dos estudantes, técnicos e dirigentes, enquanto outros parceiros se responsabilizam pela hospedagem, traslado dos estudantes para os jogos, água e premiação em medalhas. 

Modalidades esportivas – Em Fortaleza, os alunos atletas da Bahia irão participar de provas na modalidade individual – atletismo, judô, tênis de mesa, natação, xadrez, ginástica rítmica, luta olímpica – e coletiva – basquete (masculino), handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino), futsal (masculino e feminino). 

Determinada em trazer medalhas em sua bagagem e estar entre as atletas convocadas para a Seleção Brasileira Sul-Americana de Natação, Bárbara Gonzaga de Jesus, 12 anos e cursando o 7º ano no colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), disse ser grande a sua expectativa para a competição. “Este é o segundo ano que participo da competição nacional, por isso não estou tão nervosa, pois já conheço como funciona. Assim, posso focar mais em conquistar meu objetivo, que é trazer medalha e ser convocada, como no ano passado, para a Seleção”, afirmou Bárbara, que nas seletivas estaduais conquistou o Ouro em todas as provas que disputou: 100 e 50 metros livres, 100 metros borboleta e 100 metros costas.

Já os judocas Geferson da Silva Meireles, 13 anos, aluno da 8ª série do colégio Adonai, e Enzo da Silva Almeida Conceição, 12 anos, cursando a 7ª série no colégio Salesiano, são estreantes na etapa nacional da competição. Nas seletivas estaduais, conquistaram medalha de Ouro nas suas respectivas provas: até 40kg e até 44 kg. Dizendo-se animados e ansiosos para a viagem a Fortaleza, eles participaram da reunião acompanhados de seus pais, que elogiaram a organização do trabalho realizado pela Sudesb para garantir presença dos estudantes baianos na competição nacional.

Também participando pela primeira vez de uma etapa nacional dos Jogos Escolares, Thiago Henrique Fonseca Santos, 14 anos, mostrou-se confiante na conquista de medalha em sua modalidade esportiva: atletismo. Para os seus pais, Ieda Maria Fonseca Santos e Zizimo Fonseca Santos, a participação neste tipo de competição é muito importante para os jovens. “Meu filho está fazendo o que gosta, e participar desses jogos ajuda muito no seu amadurecimento como cidadão e como atleta”, disse Zizimo Fonseca.

Opinião semelhante tem André Fonseca e Claudia Pinho, pais da nadadora Marina Fonseca. “É muito interessante a participação dos jovens em competições como essa. É uma oportunidade de amadurecimento e também de motivação para a prática do esporte”, observou Claudia Pinho. 


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estudantes baianos disputam seletiva dos Jogos Escolares de Londrina

Começou, na tarde desta terça-feira (19), a seletiva baiana dos Jogos Escolares da Juventude para alunos/atletas de 15 a 17 anos, nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei. A competição define os representantes baianos na fase nacional, que será disputada em novembro, na cidade de Londrina, Paraná. A etapa estadual é realizada pela Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre). 

Quatro jogos de futsal masculino abriram a competição, no ginásio de esporte do colégio Salesiano, em Nazaré. Vitória Régia 5 X 3 Sesi Itapagipe; FBE 5 X 3 Texeira de Freitas; Portinari 2 x 1 Dom Bosco, e Salesiano 4 X 3 Navarro de Brito (pênaltis). Na próxima quinta-feira (20), a partir das 15h, entra em quadra o handebol masculino do Sartre COC x Colégio Militar, e Salesiano x São José. A partir das 17h, volta os confrontos do futsal masculino, entre Salesiano x Sesi Itapagipe, e FBE x Portinari. A programação segue com jogos no sábado, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. 

Oportunidade - Além de representar a escola e, consequentemente, seu Estado – para as equipes classificadas que irão para etapa nacional – a intenção da Seletiva dos Jogos Escolares da Juventude é incentivar a participação dos estudantes em atividades esportivas, em todas as instituições de ensino públicas e privadas do território nacional, promovendo ampla mobilização dos jovens em torno do esporte. 

Para o aluno/atleta Daniel Morais, do Colégio Vitória Régia, esta competição será uma oportunidade de garantir uma vaga para representar a Bahia na etapa nacional. Após a primeira vitória na seletiva, Daniel não esconde a empolgação de vencer a competição. “Tem quatro anos que nossa equipe é formada. Já participamos de outras competições este ano e já ganhamos. Agora, vamos enfrentar o Salesiano, um adversário que estamos acostumados em vencer”, disse.

Modalidades individuais – Os atletas das modalidades individuais e em dupla das faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos - atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez -, foram conhecidos na etapa única, disputada no último dia 25 de julho, no SESI, em Simões Filho, e no Salesiano Dom Bosco, na Paralela.

Ainda no mês de julho foram conhecidas às equipes (masculina e feminina) das modalidades coletivas, da faixa etária de 12 a 14 anos, que irão disputar os Jogos Escolares da Juventude, de 03 a 12 de setembro, em Fortaleza (CE). A delegação baiana será formada por 127 alunos/atletas, além dos técnicos e dos dirigentes da Sudesb. 

Competição - Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com o Ministério do Esporte. Além de integrar socialmente crianças por meio do esporte, os Jogos também contribuem para a formação de milhares de jovens e revela ídolos nacionais do esporte, como a judoca piauiense Sarah Menezes, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e tricampeã dos Jogos Escolares em 2004, 2005 e 2007. 

Presente na cerimônia de abertura da etapa baiana para alunos atletas de 12 a 14 anos, a judoca Sarah Menezes, é um exemplo dessa característica da competição. O Governo do Estado, por meio da Sudesb, além realizar as seletivas, disponibiliza as passagens aéreas para todos os integrantes da delegação baiana.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Seletiva define equipes baianas que vão participar dos Jogos Escolares em Londrina

Começa nesta terça-feira (17) a etapa municipal da Seletiva dos Jogos Escolares da Juventude para alunos-atletas com faixa etária de 15 a 17 anos nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei. Os jogos serão realizados no ginásio de esporte do Colégio Salesiano, em Nazaré; Colégio Módulo, na Pituba, e no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. As partidas são organizadas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Nesta terça, no Colégio Salesiano, serão realizadas partidas de futsal masculino. A partir das 15h, jogam Sesi Itapagipe x Vitória Régia; às 16h, FBE x Teixeira de Freitas; às 17h, Portinari x Dom Bosco; às 18h, Salesiano x Navarro de Brito. Entre os dias 25 e 27 de setembro, as equipes classificadas do interior e da capital se enfrentam em Salvador para disputar as vagas da etapa nacional.

Modalidades individuais – Os atletas das modalidades individuais e de dupla das faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos - atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez -, foram conhecidos na etapa única, disputada no último dia 25 de julho, no SESI, em Simões Filho, e no Salesiano Dom Bosco, na Paralela. 

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. 

As competições são realizadas em duas etapas - Fortaleza (setembro) e Londrina (novembro) - em 14 modalidades, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, respectivamente. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Mais de 500 estudantes participam da seletiva estadual dos Jogos Escolares da Juventude

Vitrine para revelação de novos talentos esportivos, os Jogos Escolares da Juventude centralizaram a atenção de jovens atletas baianos, na tarde deste sábado (25), com a abertura oficial da seletiva estadual. O evento aconteceu na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas de colégios públicos e particulares, da faixa etária de 12 a 14 anos (modalidades coletiva s e individuais) e de 15 a 17 anos (modalidades coletivas), para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a etapa nacional está prevista para setembro e novembro deste ano, em Fortaleza, capital do Ceará (12 a 14 anos), e Londrina, Paraná, onde serão realizadas as competições com estudantes da faixa etária de 15 a 17 anos. 

Os Jogos Escolares da Juventude representam uma grande oportunidade para a revelação de novos talentos esportivos. Presente à cerimônia de abertura, a judoca Sarah Menezes, primeira mulher do Brasil a conquistar uma Medalha de Ouro na modalidade, em Jogos Olímpicos (Londres 2012), é um exemplo dessa característica da competição.

Para ela, os Jogos Escolares contribuem para direcionar aptidões. “Tem muita gente que treina diariamente e só percebe que tem condições de investir no seu sonho quando participa de eventos como este. Aqui todo o esforço é recompensado e valorizado, estimulando o crescimento do atleta”, afirma.

Atletas – Mais de 500 de jovens atletas representam 98 instituições de ensino de 21 municípios baianos. Ao todo, os Jogos Escolares têm 12 modalidades entre esportes individuais - judô, xadrez, atletismo, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia, natação, ginástica rítmica - e coletivos (handebol, futsal e basquete). A seletiva é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além da unidadde do Sesi de Simões Filho, as competições aconteceram também no Colégio Salesiano (Paralela), Colégio São José (Bonfim) e no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, onde foram realizados o jogos da modalidade coletiva – futsal, basquete, handebol e voleibol. 

Inclusão social

“O esporte nas escolas contribui para que os estudantes melhorem o aprendizado, além de garantir inclusão social. A atividade esportiva também é fundamental para a saúde física e mental das pessoas”, afirma o titular da Setre, Álvaro Gomes, que esteve presente na abertura da competição baiana. 


Para Luma Lopes, 12 anos, estudante de uma escola particular de Salvador, fazer atletismo é uma oportunidade de lutar por um futuro melhor. “Sempre gostei do esporte, mas resolvi treinar atletismo porque acredito que, por meio do esporte, posso conseguir vaga em uma universidade nos Estados Unidos. Tenho família que mora em Nova York, e o meu sonho é viver lá”. 


Apoiada pelo Governo do Estado, por meio do FazAtleta, a baiana de Jequié, Gabrielle Santos, 14 anos, é uma das atletas participantes da seletiva, que termina neste domingo (26). Ela diz que o apoio do programa estadual é importante para a participação nos jogos. 

“Se não fosse o suporte do FazAtleta eu não estaria aqui. O programa me ajuda [na aquisição] de materiais e de passagens. É uma ajuda que tem me permitido continuar sonhando ser uma atleta e representar meu país”, enfatiza Gabrielle. 


Os Jogos Escolares da Juventude têm por finalidade aumentar a participação dos estudantes em atividades esportivas, em todas as instituições de ensino públicas e privadas do território nacional, promovendo ampla mobilização dos jovens em torno do esporte. 

Veja fotos do evento - https://www.flickr.com/photos/sudesb/albums