quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Jogos Escolares da Juventude

Em dois jogos distintos, o futsal viveu momentos opostos na manhã desta quinta-feira (18), pela terceira divisão dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo realizados em Londrina (PR). Enquanto o feminino do Colégio Integral comemorou a vaga sobre Tocantins, com direito a quatro gols de Andressa Silva, o masculino, do Colégio Salesiano, foi goleado por 9 a 1, para o Tocantins, e se despediu do torneio. Assim, o feminino está na semifinal e agora briga pelo acesso à segunda divisão e o título da competição. 

As meninas da Bahia construíram o resultado ainda no primeiro tempo quando já goleavam as adversárias por 3 a 0. As atletas Andressa Silva, 15 anos, e Milena Bispo, 16 anos, foram decisivas na partida. A dupla foi responsável pelos gols e pelas principais jogadas da equipe. Na segunda etapa, o time do Tocantins demonstrou uma pequena reação, mas logo a equipe baiana ampliou e fechou o placar em 5 a 3. Autora de quatro gols na partida, Andressa Silva, comemorou o resultado e agora espera conquistar o acesso. “Graças a Deus consegui fazer os gols da classificação. Agora vamos focar e lutar pela medalha de ouro”, disse. 

Craque do time, Milena Bispo, também foi decisiva. A atleta deu passes para os gols e ainda deixou o dela no jogo. Com apenas 16 anos, Milena é a capitã do time de futebol profissional de campo do Lusaca, em Salvador, que atualmente disputa o Campeonato Baiano. A intimidade com a bola vem desde oito anos de idade. “Comecei a jogar bola no bairro de Cosme de Farias (Salvador) e, desde então, procuro me aprimorar mais. Já recebi algumas propostas, até de um time dos Estados Unidos, mas estou aguardando um entendimento”, falou. Para ela, participar dos Jogos Escolares “traz mais experiência, convívio com outras pessoas e aprendizado”, revela. 

Outros jogos
O basquete masculino, do Colégio Salesiano, e o feminino, do Colégio Integral, perderam para Maranhão, por 57 a 35, e Goiás, por 66 a 18, respectivamente e não conseguiram assegurar a classificação. Com os resultados, os times baianos vão disputar nesta sexta-feira (20) e no sábado (21), o mine torneio – “Desafio Coca-Cola”.

Handebol – Os garotos do Colégio São José ainda sonhavam com a classificação, mas logo acordaram com um “banho de água fria”. A equipe acumulou uma vitória e uma derrota no torneio e precisava de uma combinação de outros resultados para avançar às semifinais, o que não aconteceu. O time feminino, também do Colégio São José, perdeu para equipe do Ceará por 36 a 08 e deu adeus à classificação. Ambas as equipes vão participar na sexta e no sábado do mine torneio “Desafio Coca-Cola”.

Os Jogos Escolares da Juventude Londrina 2015 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados pelo Ministério do Esporte, e a participação baiana conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que realizou as seletivas estaduais para o evento e disponibilizou as passagens aéreas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Goleiro do futsal faz boas defesas e garante triunfo baiano nos Jogos Escolares da Juventude

Com defesas importantes do goleiro Felipe Belo, a equipe do Colégio Salesiano, de Salvador, garantiu a primeira vitória no torneio de futsal, da terceira divisão, dos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR), etapa 15 a 17 anos. Os meninos derrotaram o time do Amapá, por 7 a 6, na partida desta quarta-feira (18), e estão na briga por uma das vagas das semifinais da competição. 

A equipe baiana abriu o placar logo no inicio do jogo, mas após alguns erros de marcação, o time do Amapá empatou e virou a partida. A partir daí, o jogo teve emoção até o apito final, com gols alternados para cada lado. Na segunda etapa, faltando pouco menos de três minutos para o fim, e o placar de 6 a 6, dois personagens mudaram a história do jogo para o time baiano: Mateus Queiroz – que fez o gol da vitória e Felipe Belo, com ótimas defesas –, foram decisivos para o sonho da classificação. 

“Foi um dos jogos mais emocionantes que já fiz. Estou muito feliz com o resultado, mas nossa equipe precisa prestar mais atenção na defesa. Embora tenha feito um bom jogo, levamos muitos gols e isso não pode acontecer novamente”, avalia o goleiro Felipe. Para o ex-atleta de natação, hoje destaque do time, Mateus Queiroz, o resultado foi merecido. “Nos preparamos muito para os jogos escolares. Pegamos uma equipe rápida e de boa qualidade e o resultado veio”, disse Queiroz. 

No segundo dia de competições, das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude, a meninas do futsal estrearam com vitória, na partida desta quarta-feira (18). A equipe do Colégio Integral derrotou o time de Alagoas, por 4 a 2. Agora, elas precisam apenas de mais um triunfo para garantir a vaga nas semifinais, da terceira divisão, do torneio. 

Handebol – Após estrear com vitória na competição, o time masculino do Colégio São José não conseguiu superar a equipe do Pará e perdeu por 24 a 13. A equipe ainda sonha com a classificação e para isso precisa vencer a próxima partida nesta quinta-feira (19), além de torcer por uma combinação de resultados. 

Vôlei – Os garotos do Colégio Módulo voltaram a perder por 2 sets a 0, desta vez para Pernambuco, e deram adeus às chances de classificação. As partidas de basquete (feminino e masculino), e handebol (feminino), serão realizadas nesta quinta-feira (19). 

Os Jogos Escolares da Juventude Londrina 2015 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados pelo Ministério do Esporte, e a participação baiana conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que realizou as seletivas estaduais para o evento e disponibilizou as passagens aéreas. 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Jogos Escolares da Juventude - etapa 15 a 17 anos

As disputas das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos, tiveram inicio nesta terça-feira (17) em Londrina, Paraná, e segue até o próximo sábado 21. Passadas as competições dos esportes individuais, quando a Bahia conquistou sete medalhas - uma de Ouro, duas de Prata e quatro de Bronze –, as equipes de futsal, handebol, basquete e vôlei – masculina e feminina -, estrearam com desafio de aumentar o saldo de medalhas para a Bahia. 

Nos primeiros duelos Norte-Nordeste, o handebol masculino do Colégio São José, de Salvador, foi a única equipe vencedora no primeiro dia de competições. Os baianos derrotaram a equipe do Amapá por 23 a 21. Já as meninas, também do Colégio São José, não tiveram o mesmo desempenho da equipe masculina e perderam para o Amazonas, por 18 a 26. 

No outro duelo regional, o basquete masculino, do Colégio Salesiano, da terceira divisão, não conseguiu superar a equipe do Rio Grande do Norte e perdeu por 38 a 43. Pelo basquete feminino, o time do Amazonas derrotou por 55 a 18 as meninas do Colégio Integral, de Salvador. Mesmo com a derrota, o destaque da equipe baiana foi da cestinha Carolina Santos dos Anjos, que marcou 13 pontos. A jovem de 15 anos, que iniciou na modalidade em 2002, já figura entre as titulares da seleção baiana da categoria. 

Carolina, que recebeu em 2015, apoio financeiro do programa estadual Bolsa Esporte, espera crescer ainda mais no esporte. “Estou feliz de participar de uma competição tão importante como os Jogos Escolares. Espero continuar ajudando a minha equipe”, disse a atleta. 

Voleibol – Representada apenas pelo vôlei masculino, a equipe baiana do Colégio Módulo perdeu por 2 sets a 0, para o time do Mato Grosso do Sul. A equipe baiana, que disputa atualmente a terceira divisão da competição, não conseguiu superar o adversário. Para o técnico da equipe Fernando Frazão, alguns desfalques contribuíram para a queda de rendimento do time. “Tivemos problemas com alguns dos principais jogadores de nossa equipe que não puderam viajar”, argumenta. 

Outros resultados
 – o futsal masculino do Colégio Salesiano perdeu para o time da casa por 3 a 2. Os baianos não conseguiram suportar a pressão da equipe de Londrina nos minutos finais, quando o jogo ainda estava empatado. Agora, o time tem que vencer os dois próximos jogos para ainda sonhar com a classificação. A estreia das meninas do futsal será nesta quarta-feira (18) contra Alagoas.

Os Jogos Escolares da Juventude Londrina 2015 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados pelo Ministério do Esporte, e a participação baiana conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, que realizou as seletivas estaduais para o evento e disponibilizou as passagens aéreas para o evento.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Delegação baiana embarca para Londrina para disputar as modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude

Os alunos/atletas da Bahia, que vão disputar as modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos –, embarcaram hoje (16) para Londrina (PR) onde vão representar a Bahia nas modalidades basquetebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino); handebol (masculino e feminino) e voleibol (masculino), de 17 a 21 de novembro. 

A delegação é composta por 70 estudantes da capital, 5 técnicos e 5 dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Em Londrina, já estão o fisioterapeuta Jandiro Almeida e o chefe da delegação baiana, Paulo César Vieira, que foram acompanhar as disputas das modalidades individuais. 

Alguns dos alunos/atletas que viajaram hoje são veteranos e outros vão estrear em uma competição nacional. Ana Beatriz Lima, atleta de handebol do Colégio São José, fará seu primeiro torneio fora e não vê a hora de entrar em quadra. “É a primeira vez que vou jogar fora de Salvador e isso é muito legal. Vamos jogar com garra, força e união para conseguirmos a medalha”, disse a atleta de 17 anos, se referindo também às amigas e colegas do time.

Retorno – 
os alunos atletas que estavam em Londrina e em Maringá (PR) retornaram hoje, após disputarem as provas das modalidades individuais. Eles trouxeram uma medalha de Ouro (natação), duas de Prata (natação e judô), quatro de Bronze (natação e atletismo) e uma quebra de recorde na natação. 

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional – nesta edição de 2015, apenas o estado de Roraima não esteve representado – reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. São organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, os Jogos Escolares da Juventude.

A competição conta com a participação de estudantes de 25 estados e do Distrito Federal, além de uma delegação da cidade anfitriã dos Jogos, Londrina. Este é o segundo ano consecutivo que a cidade paranaense recebe a maior competição estudantil do país. O Governo da Bahia, por meio da Sudesb, além de ter realizado as seletivas, disponibilizou as passagens aéreas para todos os integrantes da delegação baiana. 

domingo, 15 de novembro de 2015

Bahia conquista sete medalhas na primeira etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos

Uma medalha de Ouro, duas de Prata, quatro de Bronze e uma quebra de recorde na natação. Este é o saldo da participação dos atletas da Bahia na etapa das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude – 15 a 17 anos, encerrada neste domingo, 15, em Londrina e também em Maringá, cidades do estado do Paraná.
Natação foi a modalidade com maior número de vitórias e Cauã Vinícius Santos Oliveira, que já foi beneficiado pelo programa estadual Bolsa Esporte, foi o atleta que mais ganhou medalhas, um total de quatro: uma de Ouro, conquistada na prova 50 m livre; uma de Prata na prova dos 50 m borboleta e duas de bronze, asseguradas na prova dos 100 metros livre e na de revezamento 4 X 50m livre (além dele, subiram ao podium para essa premiação os atletas Enzo Esteves – que conta com o apoio da lei de incentivo estadual Faz Atleta –, Samuel Huhtala e Windson Carlos Pinório. Aluno do Colégio Integral, em Salvador, Cauã também teve o mérito de ser o mais novo recordista dos Jogos Escolares (15 a 17 anos) da prova em que foi Ouro: com  a marca de 23s41, ele superou o recorde até então vigente de 25s71, conquistado em 2009 por atleta do Distrito Federal.
Ainda na natação, Windson Carlos Pinório conquistou medalha de Bronze na prova dos 1500 m livre. Os sete meninos e sete meninas que representaram a natação da Bahia nesta etapa nacional também disputaram várias finais de diferentes provas da modalidade.
Bronze no atletismo – No terceiro e último dia de provas individuais dos Jogos Escolares, o atletismo juvenil da Bahia também vibrou em Maringá, sede das provas desse esporte, com a conquista da medalha de Bronze assegurada por Railane Batista da Silva na prova de 3.000 metros rasos. Com 15 anos, Railane é aluna da Escola Municipal de Produção, em Jaguarari, e aluna da Escolinha de Esporte do Flamengo, projeto desenvolvido naquele município por Antônio Ferreira Bonfim Filho, mais conhecido como Ferreirinha.
Radiante com a conquista, o técnico e professor Ferreirinha afirmou “que ganhar medalha foi um sonho ousado concretizado em Fortaleza e que agora se repete em Maringá!”. A referência à capital do Ceará diz respeito à conquista da também medalha de Bronze pelo atleta Alessandro da Silva Souza, que garantiu o terceiro lugar na prova dos 1000 m rasos durante a etapa dos Jogos Escolares da Juventude para a faixa etária de 12 a 14 anos, que aconteceu em Fortaleza de 3 a 12 de setembro último.
O judô também marcou sua presença na edição de 2015 dos Jogos Escolares da Juventude: Willian Santos de Jesus conquistou medalha de prata na categoria pesado, numa disputa em que foi superior ao judoca paulista Lucas Lima. Assim como a natação, judocas baianos também disputaram provas finais em algumas categorias.
Delegação baiana – Nos individuais de 15 a 17 anos, a Bahia esteve representada por 65 atletas, assim distribuídos: atletismo - 22; natação - 14; judô - 12; cinco luta olímpica (pela primeira vez com participação de baianos com 15 a 17 anos); tênis de mesa e vôlei de praia - 4 cada um; xadrez – 2; ciclismo e ginástica rítmica  - 1 cada. Eles viajaram ao Paraná com passagens aéreas e uniformes cedidos pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Além dos atletas, a Sudesb levou aos Jogos Escolares 12 técnicos das nove modalidades esportivas disputadas, o fisioterapeuta Jandiro Almeida e mais seis técnicos da Sudesb. A delegação baiana para a etapa dos jogos individuais teve como chefe Álvaro de Oliveira, assessor da superintendência.     
Coletivos – A partir desta segunda-feira, 16, começam a chegar a Londrina atletas de 15 a 17 anos que irão disputar as modalidades coletivas, que acontecem de 17 a 21 de novembro. Nesta etapa, 70 atletas representam a Bahia nas modalidades basquetebol (masculino e feminino), futsal (M/F); handebol (M/F) e voleibol (M). Todos viajam para a etapa nacional com apoio também da Sudesb.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição,  de abrangência nacional – nesta edição de 2015 apenas o estado de Roraima não esteve representado – reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. São organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, os Jogos Escolares da Juventude.

sábado, 14 de novembro de 2015

Natação da Bahia conquista duas medalhas de bronze no segundo dia dos Jogos Escolares da Juventude

Duas medalhas de bronze foram conquistadas pela natação da Bahia neste sábado (14), segundo e penúltimo dia dos Jogos Escolares da Juventude – Individuais 15 a 17 anos – que tem Londrina como cidade sede na edição de 2015. Cauã Vinícius Santos Oliveira conquistou o terceiro lugar na prova dos 100 metros livre, enquanto Windson Carlos Pionório Teixeira Filho assegurou a medalha de bronze na prova dos 1500 metros livre.
Com o resultado de hoje, os atletas  da Bahia já asseguraram cinco medalhas para a Bahia: uma de ouro e três de bronze para a natação e uma de prata para o judô. Pela natação, Cauã e Windson já tinham subido ao pódio na sexta-feira, primeiro dia da competição, tendo Cauã ocupado o lugar mais alto com um feito histórico: com a marca de 23s41, é o mais novo recordista dos Jogos Escolares da Juventude na prova dos 50 m livre.
Atletismo – Neste segundo dia de prova, o atletismo da Bahia também mostrou sua força, com Lucas Natan Santos Silva, 17 anos, conseguindo a quarta posição na prova Octatlo – que reúne as provas de 100 m rasos; 110 m sobre barreira; 400 m rasos; 1000 m rasos; lançamento de dardo; salto em altura; salto em distância e arremesso de peso. Aluno do 1ano do Colégio Estadual Walter Brandão, em Jaguarari, essa foi a primeira vez que Natan disputou esse tipo de prova nos Jogos Escolares da Juventude.
“Numa competição como a dos Jogos Escolares, que reúne atletas de todo o país com bom nível técnico, estrear numa prova tão puxada quanto a Octatlo considero uma ousadia. Por isso, esse resultado é espetacular. Há muitos anos, a Bahia não tinha representante nesta prova nos Jogos Escolares da Juventude. As pessoas geralmente gostam muito de ver medalhas, mas o resultado dele merece muitos aplausos”, destacou Antônio Ferreira Bonfim Filho, mais conhecido como Ferreirinha, técnico e diretor do Instituto Internacional do Esporte, Atenção e Formação, conhecido no município e região como Escolinha de Esporte do Flamengo. Nesse projeto, desenvolvido no município de Jaguarari há mais de 10 anos, Ferreirinha atende mais de 130 meninos e meninas na prática do atletismo.
Xadrez – O xadrez baiano, representado nestes Jogos da Juventude por Luís Eduardo Oliveira de Sousa, estudante do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Mutuípe, e Nicolle Pereira Melo, do Colégio Militar de Salvador, também seguem na disputa. Neste domingo (15), eles voltam a jogar pela definição dos finalistas e vencedores.
Das nove modalidades esportivas que estão em disputa nos Jogos Escolares da Juventude, o vôlei de praia, luta olímpica e ginástica rítmica não terão mais atletas baianos nas provas que acontecem neste domingo, último dia da competição. As demais – natação, judô, xadrez, atletismo, tênis de mesa, ciclismo seguem com presença dos jovens atletas da Bahia.  Nesta edição do JEJ, as provas do atletismo estão sendo disputadas em Maringá, distante 96 Km de Londrina.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Natação da Bahia conquista novo recorde na prova dos 50 m livre

Com o tempo de 23s41, o baiano Cauã Vinícius Santos Oliveira é o mais novo recordista da prova 50m livre da história dos Jogos Escolares da Juventude – Individuais 15 a 17 anos. A conquista da medalha de Ouro foi assegurada na tarde desta quinta-feira, 13, em Londrina, cidade sede dos jogos. O recorde anterior pertencia ao Distrito Federal, com a marca de 25s71 conquistada em 2009.
Feliz com a vitória, Cauã, 17 anos e aluno do colégio Integral de Salvador, disse que treinou muito para obter este bom desempenho. “Treino de segunda a sábado, três horas por dia, sendo que às segundas, quartas e sextas os treinos acontecem pela manhã e à tarde. Valeu a pena o esforço!”, comemorou Cauã. A próxima meta do atleta? Voltar à piscina amanhã e vencer a prova dos 100 metros livre.
Mas ainda na tarde desta sexta-feira, Cauã voltou ao pódium com outros nadadores baianos para receber a medalha de bronze conquistada na prova de revezamento 4X50m livre. Além dele,  foram bronze nesta prova os atletas Enzo Esteves (que conta com o apoio da lei de incentivo estadual Faz Atleta), Samuel Huhtala e Windson Carlos Pinório. 
Ainda na natação, a Bahia disputou final nos 50 metros livre masculino; no 200 Medley e também no revezamento 4X50 livre feminino.      
Judô – Também neste primeiro dia de competição, a Bahia teve medalha no judô: Willian Santos de Jesus conquistou medalha de prata na categoria pesado, numa disputa enfrentada com o judoca paulista Lucas Lima. Subiram ainda ao podium para receber a medalha de bronze os judocas Daniel Alves (ES) e Arthur Barboza (RJ).
A competição continua amanhã, com disputas em todas as nove modalidades individuais desta edição: ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez e atletismo, este último com provas sendo realizadas em Maringá, a 100 km da cidade sede dos jogos.
Números dos Jogos Escolares da Juventude/2015 – 15 a 17 anos
Durante os dez dias de competição (12 a 21 de novembro), os Jogos Escolares da Juventude acumulam números que chamam a atenção: são 3.723 atletas de 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal (Roraima é o único ausente); 320 voluntários; 27 mil diárias, 57 mil refeições, além de 25 hoteis ocupados pelas delegações.
Para participar da etapa dos jogos individuais no Paraná, os 65 atletas e os 12 técnicos que acompanham as modalidades em disputa contaram com o apoio do Governo do Estado, que por meio da Sudesb disponibilizou passagens aéreas e uniformes para todos os integrantes da delegação baiana, chefiada pelo professor Álvaro Gonçalves de Oliveira (assessor técnico da Sudesb).
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte  e Organizações Globo, os Jogos Escolares da Juventude terão ainda a etapa dos jogos coletivos – basquete, futsal, handebol e voleibol, realizados de 17 a 21 de novembro.

Jogos Escolares da Juventude de 15 a 17 anos começam no Paraná

A abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá (PR) 2015 – etapa de 15 a 17 anos – aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 12, com a realização de uma animada cerimônia no Ginásio de Esportes Moringão, em Londrina. O desfile das delegações de todos os estados presentes – Roraima é a única exceção – e o acendimento da pira olímpica foram momentos de maior vibração do público presente. 

A festa de abertura teve como mestre de cerimônia o judoca medalhista olímpico Flávio Canto, contando ainda com a participação de atletas olímpicos no revezamento da tocha Aline Silva Ferreira (luta olímpica), Luciano Pagliarini (ciclismo) Angélica Kvieczynski (ginasta), Charles Chibana (judô), Fabiana Molina (natação) e Shelda Bede (vôlei de praia), embaixadora dos jogos e responsável por acender a pira dos Jogos Escolares.

Nesta quinta (13), os 3.723 atletas presentes em Londrina e Maringá começam competição em nove modalidades individuais – ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez e atletismo, este último terá provas disputadas em Maringá, a 100 km da cidade sede dos jogos. 

Delegação baiana
 - Com 65 atletas presentes em Londrina e Maringá, a Bahia estará representada nas nove modalidades esportivas disputadas na etapa nacional dos jogos individuais. Além de Salvador, a delegação tem estudantes de escolas públicas e privadas dos municípios de Jaguarari, Juazeiro, Jequié, Paulo Afonso, Mutuípe, Conceição do Coité, Porto seguro, Feira de Santana e dos metropolitanos Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. 

Por modalidade, o maior número de participantes está no grupo de atletismo, que trouxe a Maringá 22 atletas, sendo 12 masculinos e 10 femininos. A natação ocupa a segunda posição, com 14 atletas (sete homens e sete mulheres), seguido do judô, que trouxe à etapa nacional 12 baianos (sete do sexo masculino e cinco do sexo feminino). Pela primeira vez, a Bahia marca presença em jogos escolares com atletas de luta olímpica na faixa de 15 a 17 anos; são cinco atletas desta modalidade, sendo três homens e duas mulheres. Nas 
outras modalidades esportivas – ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e ciclismo o número de atletas baianos variam de 4 a um. 

Presente à cerimônia de abertura, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, destacou a importância dessa competição para os jovens estudantes. “Muitos dos atletas olímpicos que hoje orgulham o Brasil foram revelados em competições dos jogos escolares da juventude. Mas independente do resultado de medalha e de futuro profissional que essa competição pode oferecer, participar de um evento esportivo com a grandeza que tem os Jogos Escolares possibilita aos atletas vivenciar uma experiência de grande valor, pois aqui são vivenciados momentos que envolvem disputa, disciplina, aprendizado, mas também de emoção e de grande de amadurecimento esportivo e troca de conhecimento e de amizade”, observou o diretor. 

O Governo da Bahia, por meio da Sudesb, além de ter realizado as etapas seletivas, disponibilizou as passagens aéreas e uniformes para todos os integrantes da delegação baiana, composta por atletas, técnicos e dirigentes. O professor Álvaro Gonçalves de Oliveira (assessor técnico da Sudesb) é o chefe da delegação nesta etapa dos jogos individuais, que acontecem até domingo, 15 de novembro. A partir do dia 17, iniciam-se os torneios dos esportes coletivos – basquete, futsal, handebol e voleibol. 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo. 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Delegação baiana já está em Londrina para disputa dos Jogos Escolares da Juventude

A delegação de alunos atletas da Bahia começou a embarcar nesta quarta-feira (11) para Londrina (PR), onde vão disputar os Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos. São 167 integrantes, sendo 141 estudantes da capital e do interior, 19 técnicos, e 7 dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Na primeira fase, das modalidades individuais, seguiram para o Paraná 88 pessoas entre alunos-atletas, técnicos e dirigentes. Os demais viajam no próximo dia 16 para as disputas de modalidades coletivas. As competições têm início nesta quinta-feira, dia 12, no Ginásio de Esportes Moringão, onde acontece a cerimônia de abertura.

Messias Marques tem 16 anos e vai participar pela primeira vez dos jogos. Estudante do Colégio Estadual Dona Jenny Gomes, em Salvador, o atleta de luta olímpica espera ter um bom desempenho em Londrina. “A expectativa não poderia ser diferente: representar bem meu estado e trazer medalha”, disse.

Outro atleta baiano de luta olímpica é o jovem Bruno Santos, de 15 anos. Representando o Instituto Municipal Professor José Arapiraca, na capital, diz está preparado. “Trabalhei muito o condicionamento físico e treinei bastante as posições de lutas”, garante Bruno. 

A competição terá a disputa de medalhas em 13 modalidades, entre individuais e coletivas, e contará com a participação de estudantes de 25 estados e do Distrito Federal, além de uma delegação da cidade anfitriã dos Jogos, Londrina. Este é o segundo ano consecutivo que a cidade paranaense recebe a maior competição estudantil do país.

Antes do embarque o clima era de contagem regressiva e de muita expectativa. O judoca Felipe dos Santos, de 16 anos, acredita na força da superação para trazer medalhas. “O nível da competição é muito alto, mas eu espero superar as dificuldades e conseguir os objetivos”, disse o judoca. 

Competição - Após o torneio classificatório realizado na Bahia, quando participaram alunos de escolas públicas e particulares, o estado leva para os jogos individuais e em dupla, os vencedores das seletivas de natação, atletismo (revezamento, salto em altura, lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e arremesso de peso), vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, ciclismo e xadrez. Para os coletivos irão as equipes – masculinas e femininas –, de basquete, handebol e futsal, além do time masculino de vôlei.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo. Esta edição dos Jogos contará com mais de 3,7 mil estudantes, além de treinadores, oficiais, médicos, árbitros, voluntários, organizadores, entre outros, chegando a quase seis mil participantes. 

O Governo da Bahia, por meio da Sudesb, além de ter realizado as seletivas, disponibilizou as passagens aéreas para todos os integrantes da delegação baiana. 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Reunião preparatória define detalhes para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Falta menos de uma semana para o início dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos –, que será realizada de 12 a 21 de novembro, em Londrina, Paraná. Um misto de expectativa e ansiedade, dos pais e alunos, tomou conta do auditório do Colégio Salesiano, em Nazaré, na noite de quinta-feira, 06. 

Nesta etapa, a delegação da Bahia contará com 167 pessoas, sendo 141 estudantes da capital e do interior, 19 técnicos e 7 dirigentes da Sudesb, que se revezam durante a realização da competição. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável pela delegação baiana, promoveu reunião com os pais dos alunos para apresentar a equipe técnica que responderá pela delegação baiana, entregar o uniforme padrão e esclarecer detalhes da viagem, com informações sobre voo, hospedagem e regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador das etapas nacionais da competição.

Estudante do Colégio Lince, em Salvador, Samuel Huhtala, de 16 anos, não esconde a ansiedade de cair na piscina e participar de uma prova de natação. “Soube por meio de amigos que participaram no ano passado dessa etapa nacional escolar. Trenei e conquistei minha vaga este ano. Estou muito confiante na conquista de medalhas”, disse o aluno que estará pela primeira vez nesta competição. 

Para a contadora Misanete Silva, mãe do Samuel, os Jogos Escolares é uma importante ferramenta para a formação do atleta. “Acho importante a participação dos jovens numa competição nacional. O incentivo do governo no esporte é importante para a formação de um atleta, para a disciplina, saúde, comportamento e, principalmente, rendimento escolar”, falou.

Ex-atleta de judô, Brenda Souza, 16 anos, do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges, em Salvador, recentemente descobriu uma nova paixão por outra modalidade esportiva: luta olímpica. Há pouco mais de seis meses, Brenda vem treinando firme para superar o medo, o nervosismo e a ansiedade de participar, pela primeira vez, da etapa nacional dos Jogos Escolares. “Já superei todos os obstáculos e agora estou tranquila para conquistar meu objetivo que é, pelo menos, figurar entre os três primeiros”, promete. 

Brenda Souza das Neves é aluna do projeto social promovido pela Associação de Judô Yamashita, com o apoio financeiro da Sudesb, que atende estudantes de escolas públicas da região nas modalidades de judô, futsal, basquete, handebol e luta olímpica. Para adultos e idosos, as aulas são de ginástica e dança de salão. O projeto tem suas atividades realizadas de segunda a quinta-feira, na própria associação, no Uruguai. 

Modalidades esportivas – Em Londrina, os alunos atletas da Bahia irão participar de provas na modalidade individual – atletismo, judô, tênis de mesa, natação, xadrez, ciclismo, ginástica rítmica, luta olímpica – e coletiva – basquete (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino), futsal (masculino e feminino). 

Os judocas Lucas Fiscina, 15 anos, aluno do colégio Arte, e Daniel Fraga, 16 anos, aluno do Colégio Ômega, ambos de Salvador, são estreantes na etapa nacional da competição. Ciente que o judô, junto com a natação, são as modalidades que mais trouxeram medalhas para o estado, eles prometem manter equilíbrio baiano. “A expectativa é sempre a mesma: trazer medalhas. Acho que temos grandes chances disso acontecer”, observou Fraga. 

Apoio 
- Para a etapa nacional a Sudesb garante o uniforme e passagem aérea de ida e volta dos estudantes, técnicos e dirigentes, enquanto outros parceiros se responsabilizam pela hospedagem, traslado dos estudantes para os jogos, água e premiação em medalhas. A Sudesb também realizou a Seletiva Escolar – torneio classificatório para etapa nacional. 

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Reunião preparatória para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude – de 15 a 17 anos – acontece nesta quinta, 05

Na noite desta quinta-feira, 05, às 19h, no auditório do Colégio Liceu Salesiano, em Nazaré, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável pela delegação baiana que vai participar dos Jogos Escolares da Juventude, promoverá uma reunião preparatória para pais e alunos/atletas em que vai discutir os detalhes da viagem. Os estudantes embarcam para Londrina na próxima semana onde vão disputar, a partir do dia 12 de novembro, a maior competição estudantil do país. 
 
No encontro, os dirigentes da Superintendência vão entregar uniformes e esclarecer informações sobre os voos de ida e de volta, hospedagem e as regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB, organizador das etapas nacionais da competição. Nessa etapa, viajam estudantes de 15 a 17 anos e a delegação da Bahia contará com 170 pessoas, sendo 144 estudantes da capital e do interior, 19 técnicos e 7 dirigentes da Sudesb, que se revezam durante a realização da competição, que terminará dia 21 de novembro.

Os alunos atletas da Bahia vão participar de provas nas modalidades individuais – atletismo, judô, tênis de mesa, natação, xadrez, ginástica rítmica, luta olímpica – e coletivas – basquete (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino), futsal (masculino e feminino). 

A Sudesb é responsável pelo uniforme e passagem aérea de ida e volta dos estudantes, técnicos e dirigentes, enquanto outros parceiros se responsabilizam pela hospedagem, traslado dos estudantes para os jogos, água e premiação em medalhas.