quarta-feira, 20 de julho de 2016

Estudantes baianos disputam vagas para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude


Seletiva estadual será neste sábado, 23, com modalidades individuais disputadas por estudantes de 12 a 17 anos

Com cerca de 550 alunos/atletas de 12 a 17 anos, representando mais de 30 municípios baianos, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb realiza, neste sábado, dia 23, a etapa estadual dos Jogos escolares da Juventude. A abertura oficial será às 13h, no Sesi de Simões, local que concentra maior número de provas, mas com disputas também acontecendo na Piscina Olímpica da Bahia (Bonocô) e no  Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela).


Vitrine para revelação de novos talentos esportivos, a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude deste ano ganha um clima especial por acontecer poucos dias antes da abertura oficial dos Jogos Rio 2016, marcada para 5 de agosto.  É neste clima de olimpíada que alunos atletas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), e também de municípios baianos como Barreiras, Juazeiro, Canavieiras, Paulo Afonso, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, dentre muitos outros, disputam, no Sesi de Simões Filho, as provas de atletismo, judô, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia e luta olímpica. A competição de natação será realizada na Piscina Olímpica da Bahia (Bonocô) e as de ginástica rítmica no Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela. Em todos os três locais, as provas acontecerão entre 13h e 17h.

Com 210 e 132 atletas inscritos, sendo a maioria do interior do estado, as modalidades de judô e atletismo são, respectivamente, as maiores delegações desta seletiva estadual. Luta olímpica é o terceiro maior grupo, com 45 inscritos, seguida da natação, com 38, tênis de mesa, com 36 atletas, e xadrez com 31 atletas.

O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas das redes de ensino público e privado, com faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude a serem realizadas em João Pessoa/Paraíba, em setembro (12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos). A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Embaixadores do Esporte – Verônica Almeida, medalha de bronze nas paralimpíadas de Pequim, em 2008, e já confirmada oficialmente para os Jogos Paralímpicos Rio 2016,  e o atleta baiano Cauã Vinícius, medalha de ouro nos 50 m livres na natação nos Jogos Escolares da Juventude 2015, com quebra de recorde, serão embaixadores do evento. Eles terão a missão de contribuir para a formação dos estudantes dentro e fora das quadras, tatames e piscina, levando como mensagem seus próprios exemplos de luta e superação por meio do esporte.

A seletiva escolar é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e com apoio da Secretaria de Educação. Os atletas baianos classificados para a etapa nacional viajarão até João Pessoa com as passagens e uniformes cedidos pela Sudesb.

Ascom Sudesb
Marcus Carneiro – DRT 3614
20.07.2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário