segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Bahia define campeões para a fase nacional

Alunos/aletas de todo o Estado já estão definidos para representar a Bahia nos Jogos Escolares da Juventude, na faixa-etária de 12 a 14 anos, que serão realizados no final de setembro, em João Pessoa (PB). A Bahia participará com aproximadamente 350 pessoas entre atletas, dirigentes e técnicos de diferentes municípios, nas modalidades individuais e coletivas. Os últimos atletas foram conhecidos na última sexta e sábado (12 e 13), com a realização da Seletiva Estadual, das modalidades coletivas, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.

As equipes de futsal, vôlei e handebol – masculina e feminina –, de Salvador e de Juazeiro travaram um duelo por vagas no nacional. No entanto, as equipes da capital levaram a melhor na maioria das modalidades. Pelo vôlei masculino, os meninos do Colégio Módulo enfrentaram a equipe do Colégio Santo Antônio (Juazeiro). A equipe da capital venceu com facilidade as duas partidas por 2 sets a 0. Pelo vôlei feminino, as meninas do Colégio Geo (Juazeiro) não tiveram adversaria e garantiram classificação direta.

Mesmo com a derrota da equipe de vôlei de Santo Antônio, o garoto Ronielliton, de 13 anos, de Juazeiro, estava feliz de participar do torneio classificatório. “Essa é a segunda vez que estamos competindo em Salvador. Sabíamos que seria difícil, mas estou feliz de participar desta competição tão importante”, disse.

No futsal e handebol, o Colégio Integral e São José, ambos de Salvador, mantiveram a hegemonia nestas modalidades e estão classificados para etapa nacional. No handebol feminino, o São José ganhou as duas partidas para o Geo: 17 a 6 e 9 a 4. Pelo handebol masculino, o Colégio Geo foi superior nas duas partidas. No entanto, os bons jogos não foram suficientes para superar a equipe do São José que mostrou força e conseguiu vencer as duas partidas com os resultados de: 17 a 14 e 16 a 15.

A equipe masculina de futsal, do Colégio Integral, venceu as duas partidas que disputou contra o Colégio Geo. No primeiro jogo, o time comandado por Marcones Ribeiro goleou por 7 a 2. Na segunda partida, os meninos do Integral mantiveram a mesma pegada do jogo anterior e conquistou a classificação com mais uma vitória, desta vez, por 2 a 0. O time feminino do Colégio Integral também está classificado.

Segundo Marcones Ribeiro a estratégia para conseguir bons resultados na etapa nacional é fazer uma boa competição na seletiva estadual. Segundo ele, a competição local é o termômetro para os Jogos Escolares da Juventude. “Disputamos a seletiva com muita garra e força. Foi assim que conseguimos o título no ano passado e garantimos o acesso para segunda divisão no nacional. Vamos para João Pessoa com o objetivo de manter a equipe na segunda divisão, mas, buscando sempre conquistar uma medalha para a Bahia”, disse o treinador.

Jogos Escolares da Juventude – O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas das redes de ensino público e privado, com faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude a serem realizadas em João Pessoa/Paraíba, em setembro (12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos). A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A seletiva escolar é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e com apoio da Secretaria de Educação. Os atletas baianos classificados para a etapa nacional viajarão até João Pessoa com as passagens e uniformes cedidos pela Sudesb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário