sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Atletas de modalidades individuais garantem nove medalhas à Bahia


Com nove medalhas conquistadas – uma de prata e oito de bronze –, os atletas baianos de 12 a 14 anos que disputaram provas nas modalidades individuais despedem-se de João Pessoa, capital que sedia os Jogos Escolares da Juventude de 2016. Natação e judô garantiram à Bahia na tarde desta sexta, 23, terceiro e último dia da competição, a medalha de prata e a oitava medalha de bronze, respectivamente. No domingo, começa a segunda etapa dos jogos dessa faixa etária, com atletas da Bahia e de outros estados brasileiros disputando provas das modalidades coletivas de basquete, handebol, vôlei e futsal.

Ao marcar o tempo de 2min66s, o atleta Theo Teixeira Esteves assegurou a medalha de prata para a natação. Na véspera, Theo, que é beneficiado pelo Governo do Estado com o Programa de incentivo fiscal FazAtleta e com duas participações nos Jogos Escolares da Juventude, já havia conquistado nesta edição o bronze na prova 100 metros livre. Bastante feliz com as duas medalhas, segundo ele “as mais importantes de sua carreira”, Theo retorna a Salvador focado agora no Trofeu Internacional Chico Piscina, que acontece no início do mês de outubro em Mococa, São Paulo.

“Essas duas medalhas aumentam minha determinação em treinar cada vez mais, e me deram mais confiança para a participação nessa competição internacional em São Paulo”, disse o jovem atleta, de 14 anos e aluno do 9º ano do Colégio Perfil. Theo dividiu o podium com estudantes do Espírito Santo (bronze) e do Rio Grande do Sul (ouro).

Judô – A terceira medalha de bronze do judô baiano nesta etapa de 12 a 14 anos foi conquistada na prova por equipe feminina. As judo
cas Ana Karolina, Jaqueline Ribeiro, Rachel Rocha, Ana Júlia Santana, Márcia Miranda e Alessandra Silva lutaram com garra e determinação, vencendo a equipe de Santa Catarina e conquistando o terceiro lugar. Em provas individuais de judô, já tinham feito bonito no tatame Jaqueline Ribeiro e Gabriel da Conceição Ferreira, que na quarta, 22, conquistaram o bronze na prova meio leve e super ligeiro, respectivamente.

Ao assegurar nove medalhas nas provas individuais nos Jogos de 2016, os atletas de 12 a 14 anos da Bahia superaram, em número, o desempenho do ano passado, quando garantiram oito medalhas para o estado. Nesta edição, também foi a primeira vez que a luta olímpica juvenil baiana subiu ao podium dos Jogos Escolares: o mérito foi do jovem Leon Santos, que pela primeira vez participa de uma etapa nacional do maior evento esportivo estudantil do país.

Além dessas modalidades, a Bahia trouxe para a competição atletas de tênis de mesa, atletismo, ginástica rítmica, xadrez e badminton (essa última, pela primeira vez com representação do estado.

Coletivos – A partir de domingo, a atenção estará voltada para os jogos coletivos, que seguem até quinta-feira, dia 29, também na capital da Paraíba. Nesta etapa, a Bahia participa com 73 atletas que formam equipes masculinas e femininas de futsal, vôlei (o grupo feminino é do município de Juazeiro) e handebol. No basquete, a Bahia participa apenas com equipe masculina.

Tanto os atletas das modalidades individuais e coletivas, assim como técnicos, professores e oficiais viajam a João Pessoa com passagens aéreas cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Nas duas etapas (individuais e coletivos), a delegação da Bahia soma cerca de 200 pessoas e pela primeira vez viaja em voo charter contratado pela autarquia estadual de esporte.

Os Jogos Escolares da Juventude têm organização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, recebendo também apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio da Coca-Cola.

Veja lista dos nomes dos atletas baianos de 12 a 14 anos que conquistaram medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, modalidades individuais:

NATAÇÃO
PRATA 
Theo Teixeira Alay Esteves – prova 200M Livre

BRONZE 
Bárbara Gonzaga de Jesus – prova 50M Livre
Bárbara Gonzaga de Jesus – prova 100 M Livre
Theo Teixeira Esteves – 100 M Livre
João Carlos Barros – 50 M Peito

JUDÔ
BRONZE 
Jaqueline Ribeiro do Nascimento – Meio Leve (até 44kg)
Gabriel da Conceição – Super Ligeiro (até 36kg)
Ana Karolina (-36), Jaqueline Ribeiro (até 44kg), Rachel Rocha (-48kg), Ana Júlia Santana (-53kg), Márcia Miranda (-58kg) e Alessandra Silva (+64kg) – Prova por Equipe

LUTA OLÍMPICA
BRONZE 
Leon Santos – Médio (de 53 kg até 59 kg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário