quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Atletas estudantes da Bahia já disputam, em João Pessoa, provas individuais dos Jogos Escolares da Juventude

Inspirados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que acabam de acontecer no Rio de Janeiro, os estudantes atletas da Bahia já estão em João Pessoa, na Paraíba, ocupando quadras, pista de atletismo, tatames, piscinas e outros espaços esportivos em disputa por medalhas dos Jogos Escolares da Juventude, faixa etária de 12 a 14 anos, pelos jogos individuais. Hoje, 21, é o primeiro dia de competição, reunindo estudantes atletas de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal com disputas acontecendo até sexta-feira, 23, em 13 modalidades individuais.

Ontem, 20, véspera do início da competição, a delegação baiana participou à noite da cerimônia de abertura dos Jogos, realizada no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A solenidade iniciou com a apresentação do grupo folclórico Sesc Paraíba, que apresentou ao público presente um pouco da cultura local. Coube ao maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima acender a Pira dos jogos, repetindo um gesto feito há pouco mais de um mês, quando também foi o responsável por acender a Pira dos Jogos Rio 2016.

Delegação baiana – Na etapa dos jogos individuais, a Bahia se faz presente com 64 atletas de 12 a 14 anos de escolas públicas e privadas da capital e do interior. Desse total, 25 são de cidades como Juazeiro, Jaguarari, Curaçá, Vitória da Conquista e dos municípios metropolitanos de Camaçari e Lauro de Freitas. Eles disputam medalhas nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez e badminton, que pela primeira vez tem representação do estado da Bahia.

Tantos estudantes como comissão técnica e oficiais da comitiva viajam a João Pessoa com o apoio da Superintendência do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O traslado foi feito por meio de voo fretado pela primeira, o que possibilitou, além de economia para o estado, a abertura de vagas para 20 pais de alunos, uma novidade também desta edição. Ao todo, foram 102 pessoas nesta primeira etapa. A segunda será a delegação dos jogos coletivos, com grupo embarcando de Salvador em direção á capital paraibana na madrugada do dia 24 (sábado).

Sobre os Jogos Escolares – maior evento esportivo estudantil do Brasil conta com a participação de estudantes de 26 estados, mais o Distrito Federal. Uma delegação da Argentina também participa dos Jogos como convidada, trazendo uma equipe de atletismo composta por 12 atletas. Anualmente, os Jogos contemplam mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio master da Coca-Cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário