quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Futsal da Bahia conquista ouro e prata nos Jogos Escolares da Juventude


A goleada de 7 a 1 sobre a equipe do Rio Grande do Norte deu ao time de futsal masculino da Bahia (Colégio Integral) o título de campeão dos Jogos Escolares da Juventude - etapa 12 a 14 anos. A conquista do ouro foi na tarde desta quinta-feira (29), em João Pessoa (PB), e também foi a ponte para a disputa na primeira divisão no próximo ano. Mais cedo, a equipe feminina da mesma modalidade (Colégio Integral) garantiu a prata e também a ascensão para a primeira divisão após perder para a equipe do Rio de Janeiro por 6 a 2. 

Com o fim das duas etapas – modalidades individuais e coletivas –, os estudantes baianos asseguraram 11 medalhas na etapa nacional dos Jogos: um ouro, duas pratas e oito de bronze. Somados os resultados a Bahia manteve o mesmo número de medalhas obtidas em 2015, nesta etapa de 12 a 14 anos.

Os resultados, inéditos para o estado, foram conquistados ao longo dos últimos anos pelas equipes do Colégio Integral de Salvador, que, em três anos saiu da terceira divisão, para disputar a elite. Emocionado, o treinador dos dois times, Marcones Ribeiro, festejou. “Joguei futebol profissional boa parte de minha vida, me profissionalizei como Educador Físico e descobri este mundo, que é o esporte escolar. Graças a Deus e com muito trabalho e dedicação, a gente conseguiu o bicampeonato com os meninos e vice-campeonato com as meninas, na minha quarta final nos Jogos Escolares. Quero agradecer à direção do Colégio Integral e ao meu amigo e técnico de futsal, Gabriel Saulo”, disse Ribeiro.

Acompanhando o filho Lucas Reis, na competição em João Pessoa, Paulo Henrique e Andreia Reis – dois dos 14 familiares de atletas sorteados pela Sudesb para integrar a delegação baiana – estavam bastante emocionados com a conquista do filho. “Primeiramente eu quero agradecer a oportunidade que a Sudesb deu para que nós pudéssemos estar aqui acompanhando os meninos. É inexplicável a felicidade de participar deste momento que eles estão vivendo, jogo após jogo, com dedicação e, no final, o resultado. Estão de parabéns a coordenação da Sudesb, a escola e toda a equipe de futsal”, disse Henrique.

Para o chefe da delegação baiana nas modalidades coletivas, Paulo Vieira Lima, “essas conquistas foram possíveis graças ao empenho dos atletas, técnicos e da Sudesb que realizou a seletiva municipal de Salvador e a seletiva estadual”, explicou Lima. Além disso, todos viajaram para João Pessoa com passagens aéreas cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Nas duas etapas (individuais e coletivos), a delegação da Bahia participou com cerca de 200 pessoas e pela primeira vez viajou em voo charter contratado pela autarquia estadual de esporte.

Jogos – Consolidado como o maior celeiro de atletas olímpicos do Brasil, os Jogos Escolares ultrapassam os limites das quadras, pistas, tatames e piscinas, levando cultura, educação e, sobretudo, cidadania a mais de 4 mil jovens de todo país. O evento - realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) – aconte
ceu de 20 a 29 de setembro, nas modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Os Jogos Escolares da Juventude têm organização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, recebendo também apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio da Coca-Cola.

Veja lista dos nomes equipes dos atletas baianos de 12 a 14 anos que conquistaram medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, modalidades coletivas e individuais:


FUTSAL MASCULINO
OURO
Colégio Integral

FUTSAL FEMININO
PRATA
Colégio Integral

NATAÇÃO
PRATA 
Theo Teixeira Alay Esteves – prova 200M Livre

BRONZE 
Bárbara Gonzaga de Jesus – prova 50M Livre
Bárbara Gonzaga de Jesus – prova 100 M Livre
Theo Teixeira Esteves – 100 M Livre
João Carlos Barros – 50 M Peito

JUDÔ
BRONZE 
Jaqueline Ribeiro do Nascimento – Meio Leve (até 44kg)
Gabriel da Conceição – Super Ligeiro (até 36kg)
Ana Karolina (-36), Jaqueline Ribeiro (até 44kg), Rachel Rocha (-48kg), Ana Júlia Santana (-53kg), Márcia Miranda (-58kg) e Alessandra Silva (+64kg) – Prova por Equipe

LUTA OLÍMPICA
BRONZE 
Leon Santos – Médio (de 53 kg até 59 kg)


Nenhum comentário:

Postar um comentário