sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Atletas da Bahia conquistam medalha de Ouro e três de bronze


Na natação, a equipe baiana de revezamento 4X50 livre, formada pelos atletas Bruno Lago, Windson Carlos Pionório (ambos do Colégio Salesiano Dom Bosco), Enzo Esteves (Colégio Perfil) e Samuel Huhtala (Escola Lince), conquistou a medalha de ouro com o tempo de 1’37”40. Minutos antes, a bandeira da Bahia já tinha marcado presença no podium com Enzo Teixeira, que conquistou a medalha de bronze na prova 50 metros livre.

Mas a primeira medalha para a Bahia na competição saiu do judô, quando na prova categoria pesado (+70kg) a judoca Isabele Melissa Bispo de Oliveira, estudante do Colégio Estadual Abílio César Borges, mostrou superioridade técnica na disputa pelo terceiro lugar, vencendo a atleta do Pará. No pódium, recebeu a sua medalha de bronze das mãos da judoca olímpica de Ouro Rio 2016 Rafaela Silva, embaixadora dos Jogos Escolares.

No período da tarde, mais medalhas para o judô: Rafael Sacramento Correia, aluno do Colégio Marista, assegurou a medalha de bronze na prova categoria médio (+ de 73 a 81kg).

Apoio – Tanto os garotos da natação quanto a judoca Isabele são apoiados pelo Governo do Estado por meio de programas e incentivos. Na natação, Enzo Esteves e Samuel Huhtala recebem apoio através do Programa FazAtleta, e Windson e Bruno contam com o apoio do Bolsa Atleta, categorias nacionais A e B, respectivamente.

Com 17 anos, Isabele Melissa há três anos treina no Projeto Social Yamashita coordenado pela Associação de Judô Yamashita e que tem apoio financeiro e supervisão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Belinha, como é mais conhecida, hoje ocupa o 5º lugar no nacional na classe sub 18 e também 5º na Taça Brasil.

Neste sábado, os atletas da Bahia voltam a disputar provas em busca de mais medalhas nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia.

As provas dos jogos individuais seguem até domingo, 13. No feriado de 15 de novembro, serão iniciados os jogos coletivos, estando a Bahia representada por 79 atletas nesta etapa, disputando medalhas nas modalidades de futsal, vôlei, basquete e handebol, todos com participação de equipes masculinas e femininas.

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, é a responsável por trazer toda a delegação estudantil da Bahia à capital paraibana. Além do voo charter contratado para a viagem do grupo, a Sudesb também forneceu uniforme completo e disponibilizou oficiais para acompanhamento e cuidados com os estudantes.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário