sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Jogos Escolares da Juventude começam em João Pessoa/Paraíba

Já em João Pessoa/Paraíba, para participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, faixa etária de 15 a 17 anos, a delegação de atletas da Bahia das modalidades individuais marcou presença, no fim da tarde de quinta-feira, 10, no primeiro compromisso oficial da competição: a solenidade de abertura, realizada às 18h no campus da Universidade Federal da Paraíba.

Em clima de Jogos Rio 2016, os jovens vibraram com a presença de vários campeões olímpicos e pan-americanos selecionados pelo Comitê Olímpico Brasileiro para atuarem como embaixadores dos Jogos em João Pessoa. Dentre eles, a campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer, a nadadora medalhista pan-americana Graciele Herrmann, além da judoca medalha de ouro nos Jogos Rio 2016, Rafaela Silva, que ovacionada pelo público presente acendeu a pira dos Jogos Escolares da Juventude, oficializando a abertura da maior competição estudantil do país: nesta edição, são 3.667 atletas representando 24 estados brasileiros e mais o Distrito Federal, além de mais 24 estudantes convidados do Chile que irão disputar provas de atletismo e natação.

Presente à cerimônia de abertura, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, destacou a importância da realização dos jogos escolares num ano olímpico. “Neste ano, com a realização da Olimpíada aqui no Brasil, os Jogos Escolares ganham um caráter ainda mais especial, e a presença de atletas olímpicos serve como espelho, como referência para essa juventude”, destacou Dourado.

Medalhas – A partir de hoje, sexta, os 56 atletas que representam a Bahia nas modalidades individuais entram na disputa por medalhas de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Com 16 e 15 atletas do sexo masculino e feminino, judô e atletismo são as equipes com maior número de jovens, seguidos da natação, que conta com seis atletas – cinco meninos e uma menina.


Os atletas baianos de 15 a 17 anos presentes na etapa dos jogos individuais são, em sua maioria, provenientes de escolas públicas de Salvador e dos municípios de Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Jequié, Conceição do Coité e dos metropolitanos Camaçari e Simões Filho.

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, é a responsável por trazer a delegação estudantil da Bahia à capital paraibana. Além do voo charter contratado para a viagem do grupo, a Sudesb também forneceu uniforme completo e disponibilizou oficiais para acompanhamento e cuidados com os estudantes.

Na fase nacional dos Jogos Escolares, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, os jovens atletas têm ainda à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Este ano, o tema geral do evento será "Esporte e Cinema".

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário