sábado, 12 de novembro de 2016

Natação deu dobradinha baiana no podium dos 1500 metros livre


O segundo dia de competição dos Jogos Escolares da Juventude foi de forte emoção para a natação baiana, que na prova de 1.500 metros livre teve dobradinha no podium: Issac Paula conquistou a medalha de Ouro e Windson Pionório, que completou 17 anos neste sábado, conquistou o terceiro lugar, ficando com a medalha de bronze. Na parte da manhã, a vibração foi no judô baiano com a conquista da medalha de prata assegurada pela atleta Isadora Macario na prova meio leve (+ de 44kg a 48kg).

Com esses resultados, a delegação da Bahia já soma sete medalhas: duas de Ouro para a natação (ontem, sexta, houve a conquista do primeiro lugar na prova de revezamento 4x50), uma de prata para o judô e quatro de bronze (duas da natação e duas do judô).

Participando pela terceira vez dos Jogos Escolares, Issac, 16 anos, 2º ano, já havia conquistado medalha de ouro, em 2013, e bronze, em 2012, ambas na prova
400 metros livre. Mas segundo ele, o primeiro lugar assegurado agora tem uma importância especial: “Estou me preparando para o campeonato brasileiro, e o tempo de 16 minutos e 17 segundos foi um teste importante para mim, para ver como estou para o Brasileiro. Eu gostei e me sinto mais confiante”, afirmou o atleta, que disputa o campeonato em Curitiba, no final deste mês de novembro.

Apoio – Há três anos recebendo apoio do FazAtleta, programa de incentivo fiscal do Governo do Estado, Issac afirma ser essencial esse suporte. “Muito importante para mim, porque antes deixava de viajar, de participar de muitas competições por não ter o dinheiro para a passagem e para o hotel. A partir deste apoio, tenho viajado mais. O programa também nos ajuda na compra de material como óculos e bermuda para competir e treinar. É muito bom este programa”, elogia Issac.

Já o seu colega de podium é beneficiado pelo programa Bolsa Esporte, também do Governo do Estado. Contemplado com o benefício neste ano de 2016, Windson Pionório, 3º ano, também elogia o apoio recebido, afirmando que o recurso é investido na compra de material como óculos e bermuda exigidos nas competições, assim como suplemento alimentar.
Amizade – Questionados como foi disputar medalhas numa mesma prova, os atletas foram enfáticos ao afirmar que a rivalidade fica apenas dentro da piscina, mantendo a amizade fora dela independente do resultado. “Fora da piscina é outra historia e essa dobradinha de hoje foi boa”, disse Windson, que ainda este mês de novembro participa do Brasileiro Open, competição aberta aos grandes nomes da natação brasileira e válida como seletiva para o sul americano. “Já tenho a vaga assegurada para o Brasileiro Open, e vejo nessa competição a oportunidade de melhorar meu tempo, adquirir mais experiência”, afirma o jovem atleta.

Reconhecendo que a natação veio definitivamente para ficar em suas vidas, os dois amigos têm um sonho em comum: participar de uma Olimpíada e de um campeonato mundial.

Prata no judô – Aluna do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, a judoca Isadora, 17 anos e no 3º ano, está se despedindo dos Jogos Escolares, competição que participa pelo quarto ano. Mas para a sua carreira no judô tem muitos outros planos: ao voltar para Salvador, na segunda-feira, 14, retoma treino diário de olho na seletiva para a Seleção de base brasileira que acontece de 24 a 27 de novembro, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.

O desejo de ingressar na seleção falou mais alto na luta de hoje, quando preferiu não forçar a saída da “chave de braço” que recebeu da judoca Katarine Fonseca, do Distrito Federal, com quem disputou a prova final. “Não quis arriscar e me machucar. Se isso acontecesse, seria pior e eu poderia não render o suficiente ou ficar de fora da seletiva nacional, que é minha prioridade, meu objetivo maior neste ano”, afirmou Isadora, que disputará uma das quatro vagas para a seleção de base brasileria disponibilizadas para judocas de todo o país.

Fã dos Jogos Escolares, Isadora diz estar aproveitando ao máximo esses últimos momentos da competição, mas quer voltar a subir ao podium neste domingo, último dia dos jogos individuais, quando disputa, no período da tarde, a luta por equipes. A Bahia tem chances reais de conquistar uma medalha nesta prova tanto com a equipe feminina quanto a masculina.
Já na natação, o favoritismo da Bahia para esse último dia está nas provas de revezamento 4x50 medly e nos 200 metros livre.

Considerados o maior celeiro de atletas do país, os Jogos Escolares da Juventude está em sua 11ª edição e são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, é responsável pela realização das seletivas estaduais e por trazer toda a delegação baiana para a etapa nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário