segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Bahia define campeões para a fase nacional

Alunos/aletas de todo o Estado já estão definidos para representar a Bahia nos Jogos Escolares da Juventude, na faixa-etária de 12 a 14 anos, que serão realizados no final de setembro, em João Pessoa (PB). A Bahia participará com aproximadamente 350 pessoas entre atletas, dirigentes e técnicos de diferentes municípios, nas modalidades individuais e coletivas. Os últimos atletas foram conhecidos na última sexta e sábado (12 e 13), com a realização da Seletiva Estadual, das modalidades coletivas, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.

As equipes de futsal, vôlei e handebol – masculina e feminina –, de Salvador e de Juazeiro travaram um duelo por vagas no nacional. No entanto, as equipes da capital levaram a melhor na maioria das modalidades. Pelo vôlei masculino, os meninos do Colégio Módulo enfrentaram a equipe do Colégio Santo Antônio (Juazeiro). A equipe da capital venceu com facilidade as duas partidas por 2 sets a 0. Pelo vôlei feminino, as meninas do Colégio Geo (Juazeiro) não tiveram adversaria e garantiram classificação direta.

Mesmo com a derrota da equipe de vôlei de Santo Antônio, o garoto Ronielliton, de 13 anos, de Juazeiro, estava feliz de participar do torneio classificatório. “Essa é a segunda vez que estamos competindo em Salvador. Sabíamos que seria difícil, mas estou feliz de participar desta competição tão importante”, disse.

No futsal e handebol, o Colégio Integral e São José, ambos de Salvador, mantiveram a hegemonia nestas modalidades e estão classificados para etapa nacional. No handebol feminino, o São José ganhou as duas partidas para o Geo: 17 a 6 e 9 a 4. Pelo handebol masculino, o Colégio Geo foi superior nas duas partidas. No entanto, os bons jogos não foram suficientes para superar a equipe do São José que mostrou força e conseguiu vencer as duas partidas com os resultados de: 17 a 14 e 16 a 15.

A equipe masculina de futsal, do Colégio Integral, venceu as duas partidas que disputou contra o Colégio Geo. No primeiro jogo, o time comandado por Marcones Ribeiro goleou por 7 a 2. Na segunda partida, os meninos do Integral mantiveram a mesma pegada do jogo anterior e conquistou a classificação com mais uma vitória, desta vez, por 2 a 0. O time feminino do Colégio Integral também está classificado.

Segundo Marcones Ribeiro a estratégia para conseguir bons resultados na etapa nacional é fazer uma boa competição na seletiva estadual. Segundo ele, a competição local é o termômetro para os Jogos Escolares da Juventude. “Disputamos a seletiva com muita garra e força. Foi assim que conseguimos o título no ano passado e garantimos o acesso para segunda divisão no nacional. Vamos para João Pessoa com o objetivo de manter a equipe na segunda divisão, mas, buscando sempre conquistar uma medalha para a Bahia”, disse o treinador.

Jogos Escolares da Juventude – O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas das redes de ensino público e privado, com faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude a serem realizadas em João Pessoa/Paraíba, em setembro (12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos). A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A seletiva escolar é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e com apoio da Secretaria de Educação. Os atletas baianos classificados para a etapa nacional viajarão até João Pessoa com as passagens e uniformes cedidos pela Sudesb.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Equipes de colégios de Salvador e Juazeiro jogam sexta e sábado pela Seletiva Estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2016

Doze jogos serão realizados neste final de semana no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, válidos pela Seletiva Estadual dos Jogos Escolares da Juventude de 2016. Estudantes de 12 a 14 anos disputam nesta sexta, 12, a partir das 14h, partidas de handebol e voleibol, pelo masculino e feminino. No sábado, 13, a partir das 09h, serão realizados jogos de futsal, voleibol e handebol.

A etapa estadual, que é realizada pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), reúne equipes/alunos-atletas de Salvador e Juazeiro que duelam por vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude – maior evento de esporte estudantil do Brasil – em João Pessoa (PB), de 20 a 29 de setembro, para a faixa de 12 a 14 anos.

Jogos – Na sexta, a equipe de voleibol masculina do Colégio Santo Antônio (Juazeiro) enfrenta o Módulo (Salvador), às 15h. Já pelo handebol feminino, a partir das 16h, o Colégio Geo (Juazeiro) disputa com o Colégio São José (Salvador). Pelo masculino da mesma modalidade, as duas equipes voltam a se enfrentar, às 17h.

No sábado, às 09h, os Colégios Geo e Integral (Salvador) abrem as atividades pelo futsal masculino; às 10h, pelo voleibol masculino, a equipe do Colégio Módulo (Salvador) enfrenta o Colégio Santo Antônio (Juazeiro); a partir das 11h será a vez do handebol masculino e do feminino do São José e do Colégio Geo se enfrentarem na decisão pelas vagas.

À tarde, a partir das 13h, o futsal masculino do Integral voltar a duelar com o Colégio Geo. As equipes do basquete masculino do Salesiano Dom Bosco e do feminino do Colégio Edson Carneiro, ambos de Salvador, já estão classificadas. O mesmo acontece com o futsal feminino do Colégio Integral e com o vôlei masculino do Colégio Geo de Juazeiro.

Para chegar até aqui, as equipes das modalidades coletivas disputaram a Seletiva Municipal em diversas cidades baianas – das redes pública e privada. Em Salvador, por exemplo, mais de 200 alunos/atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, de 15 escolas da capital, disputaram as vagas estaduais nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei.